none

Cultivar o hábito da leitura não é uma tarefa simples: exige tempo, disposição, interesse e certo gosto por essa prática. Apesar do pouco incentivo do governo em relação à leitura, é notório todo um movimento alternativo que procura incutir nas pessoas o hábito da leitura e isso é bastante significativo.

Quando vemos a quantidade de perfis literários no Instagram, os vários canais de booktubes no Youtube, o surgimento de vários clubes de leituras e associações de leitores, bibliotecas comunitárias, disponibilidade de ebooks gratuitos, etc, percebemos o quão intenso tem sido o movimento a favor da leitura no Brasil.

Infelizmente, os problemas sociais e a falta de investimento em educação criam barreiras para que a leitura seja um hábito cada vez mais realizado, vivido por muitos. O Instituto Pró-Livro, por exemplo, em pesquisa realizada em 2016, constatou que o brasileiro lê, em média, 2 a 3 livros por ano. É um índice baixo e que preocupa, visto que a leitura não é apenas entretenimento, mas também ampliação de repertório, trabalho intelectual, “alimento” para a imaginação, etc.

No que diz respeito às crianças, sabemos que é fundamental promover o seu encontro com o livro, para instigar o hábito da leitura desde cedo. Dessa forma, elas aprendem mais e de forma eficiente por meio de uma experiência estética com a literatura. O desenvolvimento das qualidades humanas e seu consequente aprimoramento humano são pontos essenciais para a formação pessoal e intelectual da criança, e a leitura literária exerce um papel importante nesse processo.

Por experiência própria, ressalto como a presença dos livros durante a infância possibilitaram momentos de compreensão do mundo ao meu redor, de uma melhor relação com o outro e de uma aprendizagem mais fácil e prazerosa. Nossa percepção fica mais aguçada e nossa imaginação mais aflorada.

Juliane Elesbão

Então, sempre que possível, devemos nos colocar como mediadores e incentivadores da leitura para as crianças, a fim de motivá-las a buscar o saber, a adquirir autonomia de pensamento, a modelar a sua subjetividade… Sigamos nessa missão de semear a leitura!

Juliane Elesbão é Bloguista, Andarilha na Literatura, Colunista no Suplemento Araçá (@revistaentrepoetas), Doutora em Letras e Professora.


Colunista : Revista Entre Poetas e Poesias | Website | + posts

Blogger, Andarilha na Literatura e Doutora em Letras. Colunista na Revista Entre Poetas e Poesias.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!