none

É com muita satisfação que escrevo estas palavras sobre o nosso projeto Conversa Autoral.

Acabamos de realizar o primeiro e especial capítulo, de outros muitos – esperamos -, escrito em parceria com o autor capixaba Jonas Reis, motivador ilustre desta primeira história, que pode ser resumido em uma só palavra: SUCESSO!

Antes de entrar na história em si, acredito ser merecedor mencionar o importante papel da ALPV no desenvolvimento do amor pela leitura no Brasil.

ALPV é uma entidade sem fins lucrativos, criada na cidade de Vitória, Espírito Santo, em 2018, por apaixonados pelos livros e com um mesmo objetivo: despertar e redespertar o amor pela leitura para tornar o Brasil um país de leitores.

Jonas Reis e o Coordenador Ricardo Santos Pereira.
Jonas Reis e o Coordenador Ricardo Santos Pereira.

Acreditamos que aqueles que têm a leitura como um hábito, como uma paixão, conseguem perceber melhor o seu entorno, ter maior senso crítico, buscando soluções criativas para melhorar sua vida e o mundo. A leitura deve, em primeiro lugar, ser leve, divertida, ampliar horizontes e mudar a percepção de como o indivíduo se coloca no mundo.

Uma vez que a leitura literária se incorpora ao cotidiano do indivíduo, as portas para leituras mais densas, técnicas, políticas e profissionais se abrem.

O desafio diante de nós é gigantesco! Pesquisas recentes (INAF 2018), mostram que três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos no Brasil – 29% do total, cerca de 38 milhões de pessoas – são considerados analfabetos funcionais.

Esse grupo tem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas. Há dez anos a taxa de brasileiros nessa situação está estagnada.

Dentro da nossa missão surge então o projeto Conversa Autoral de uma forma inesperada e que se demonstrou um tremendo acontecimento!

Tudo começou com o contato do autor Jonas Reis, que estava à procura de uma instituição de ensino para presentear exemplares do seu esplêndido livro “A Lenda do Lagarto Azul”.

Neste momento nos surgiu a ideia: e se o Jonas fosse à escola conversar sobre o livro com os alunos?

Esta ação reforça o elo do aluno com a leitura, afinal, além de ler o livro, tem a chance de conhecer o autor pessoalmente!

Alunos reunidos com o autor, numa bela Conversa Autoral.

Surge então o Conversa Autoral e seu primeiro de muitos outros capítulos.
Conversa Autoral – Capítulo Jonas Reis aconteceu em Ecoporanga, na EMEF Professora Benedita Monteiro – que atende alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade – nos dias 3 e 4 de dezembro de 2019.

O projeto teve por objetivo presentear à biblioteca da escola 60 cópias novas da obra literária “A Lenda do Lagarto Azul” do autor Jonas Reis, além de propiciar rodas de conversa entre o autor e seus leitores, os alunos.

Jonas Reis e alunos.
Jonas Reis e alunos

E foi assim que se iniciou o projeto Conversa Autoral. Este primeiro capítulo termina aqui (ou será que continua na mente e na imaginação dos envolvidos?), com este primeiro relatório. Mas seu impacto (imensurável!), nos motiva a buscar novos capítulos, que serão escritos agora em 2020.

Veja o RELATÓRIO COMPLETO deste primeiro capítulo, aqui.

Projeto Conversa Autoral
Projeto Conversa Autoral

Vamos em frente, semeando o amor pela leitura sempre!

Um abraço,

NILTON DE OLIVEIRA FRANÇA
Presidente 
ALPV – Associação Livros Para a Vida

Gerente Operacional e Segunda Secretária : ALPV - Associação Livros para a Vida | Website | + posts

Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!