Pipoca, canjica, pé de moleque, fogueira, bandeirinha, quem não ama uma festa junina?!
Nessa época gostosa nos meses de Junho e Julho, o Brasil inteiro se delicia com as famosas festas juninas e julhinas, ou tão somente festa da roça, mas independente do nome, é certo que a garotada gosta. E por essa razão é um tema excelente para fazer brincadeiras pedagógicas.
Pensando nesse clima de arraiá, a nossa querida parceira Katianne Cruz, criou um jogo super criativo de adivinhas, para você brincar com seus filhos, primos, família, alunos, de maneira a agregar mais diversão e, ao mesmo tempo, estimular o raciocínio da família toda.
Para brincar é bem fácil, baixe o PDF a seguir, imprima e recorte as cartas quadradas. Sugerimos que o faça em papel mais firme, para maior durabilidade do jogo e também para ficar mais bonito.
Baixe a seguir:
O Jogo de Adivinhas funciona da seguinte forma:
- Pegue uma carta de adivinhação e lance a charada para o seu oponente, ele terá as cartas com as opções de imagem para escolher uma resposta.
- Agora é a vez de você tentar acertar a charada e o seu oponente que lança a pergunta.
- Vocês podem colocar tempo para responder, se forem crianças de até 7 anos, para deixar o jogo mais divertido.
- Quem acertar mais adivinhas, ganha.
Mas a brincadeira não para por aí, a tia Katianne pensou em tudo!
Para crianças que estão alfabetizando, ou nos anos iniciais de escolaridade, você tem outras opções para estimular o aprendizado durante a brincadeira. Seguem algumas dicas:
- As letras iniciais das cartas de respostas estão marcadas em vermelho, então quando a criança responder a palavra correspondente a charada, você pode perguntar com qual letra se inicia a palavra.
- Corte as palavras, que estão à parte, separando letra por letra, dessa maneira quando a criança for responder a charada, você pode incentivá-la a montar a palavra referente à charada e com isso ela vai ganhar mais pontos no jogo.
Agradecemos a nossa parceira Katianne Cruz, por disponibilizar esse jogo super criativo e parabenizamos o belo trabalho que tem realizado como psicopedagoga, com o Espaço Brincar e Aprender.
Gostaram da dica?
Compartilhe com seus amigos, conhecidos e família essa ideia. E ao jogar, manda uma foto para o Instagram da ALPV, vamos amar!
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.