none

RESUMO DO PROJETO

O Projeto de Contação de Histórias “Conta de Novo?!” para o público infantil é sem sombra de dúvida uma forma de transferir conhecimento, incitando a imaginação e fantasia das crianças. Tendo como missão “Despertar e Redespertar O Amor pela Leitura” a ALPV lança o projeto “Conta de Novo?!” que se baseia, em periodicamente realizar Contação de Histórias, podendo ser realizado 03 (três) modalidades: Online por meio das Redes Sociais; presencialmente em escolas; presencialmente em espaços públicos.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO LIVROS PARA A VIDA -ALPV

Associação Livros Para a Vida – ALPV, é uma entidade sem fins lucrativos, criada na cidade de Vitória, Espírito Santo, no final de 2018, por apaixonados pelos livros e com um mesmo objetivo: despertar e redespertar o amor pela leitura para tornar o Brasil um país de leitores.

Acreditamos que aqueles que têm a leitura como um hábito, como uma paixão, conseguem perceber melhor o seu eu e o entorno, e assim podem despertar a criação de senso crítico, buscando soluções criativas para melhorar sua vida e o mundo. A leitura deve ser leve, divertida, ampliar horizontes e mudar a percepção de como o indivíduo se coloca no mundo.

O desafio diante de nós é gigantesco! A pesquisa mais recente do Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF), publicada em de 2018, mostra que três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos no Brasil – 29% do total, cerca de 38 milhões de pessoas – são considerados analfabetos funcionais.

Esse grupo tem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas. Há dez anos a taxa de brasileiros nessa situação está estagnada.

Com o intuito de atingir nossa missão de despertar e redespertar o amor pela leitura, estamos desenvolvendo vários projetos e dentre eles o Projeto de Contação de Histórias “Conta de Novo?!”.

O PROJETO “CONTA DE NOVO?!”

O projeto tem por objetivo, resumidamente:

  1. Firmar parcerias com contadores (as) de histórias que se inspiram em clássicos e livros para encantar com suas histórias .
  2. Aguçar e Incentivar desde cedo a leitura ao público infantil.
  3. Incentivar a criatividade e cognitividade. A criança ao ouvir uma história pode fazer associações das suas próprias vivências.
  4. Trabalhar os anseios, sentimentos e dificuldades das crianças, fazendo com que elas se identifique com contexto da história que está sendo contada.
  5. Abrir caminhos para que o público ouvinte seja de futuros bons leitores.

PERFIL DO(A) CONTADOR(A) DE HISTÓRIAS

O perfil de nossos parceiros de contação de história, são de profissionais que amam contagiar ao próximo com a magia das histórias, que se baseiam em belos clássicos, livros e até mesmo em suas próprias histórias, para fazer suas contações e inspirar a imaginação, o cognitivo, a criatividade e o amor pelas histórias e pelos livros nas pessoas.

MODALIDADES E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO DE HISTÓRIAS

O Projeto “Conte de Novo?!” ocorre em três modalidades: (a) na escola; (b) em espaços públicos e; (c) online.

Online

Iniciamos este projeto nesta modalidade, em função do fechamento compulsório das escolas no ano de 2020. Os canais que utilizamos para a contação e sua divulgação/distribuição são:

  • REDES SOCIAIS;
  • WEBSITE;
  • YOUTUBE.

Para sua execução, fechamos parcerias com contadores de histórias, que usam de sua técnica e criatividade para encantar os alunos/ouvintes/expectadores, quando ouvem as ótimas histórias literárias, clássicas e atuais.

Trabalhamos de diversas formas, preparando vídeos, LIVEs e posts para inserir em nossas mídias sociais e em nosso site.

ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nesta modalidade fazemos contato direto com escolas, oferecendo ocd projeto para aplicação em sala/escola. O processo se dá, em geral, como se segue:

  • Definição junto ao o corpo de profissionais da escola quanto so(s) livro(s) ou clássico(s) literário(s) que será(ão) trabalhado(s) na contação de histórias.
  • Apresentação do contador(a) de histórias, ressaltando seu perfil e trabalho que desempenha.
  • Firmar a parceira com escola, enviando o projeto detalhado com cronograma, quantidade de alunos e horários, para aprovação da entidade.
  • Preparação do espaço físico para realização da atividade.

ESPAÇOS PÚBLICOS ADEQUADOS

Nesta modalidade mapea-se espaços físicos na cidade onde será realizado o evento, para definição de local, data, horário e público esperado.

Os espaços geralmente buscados são praças e afins, o que necessita de autorização/licença, junto ao estado, para a realização de eventos, já com toda a programação definida.

Datas especiais que envolvam o público infantil para contação de histórias (dia das crianças, dia do estudante, dia dos Livros, dia do professor, dentre outros), são os momentos mais oportunos.

O processo, em resumo, se dá então como se segue:

  • Firmar parceria com Contador(res) de História, obras e autores.
  • Discutir a dinâmica da Contação de História, bem como a necessidades de materiais e instrumentos de apoio.
  • Eventualmente produzir materiais de apoio e de publicidade.
  • Dar publicidade ao evento em todas as nossas mídias sociais e outros meios (notas em veículos de comunicação, contato com escolas da região, igrejas e afins).

Com o “Projeto Conta de Novo?!” esperamos encantar crianças do Brasil inteiro e estimular nelas o amor pelos livros e pelas histórias.

Veja os eventos realizados em 2020

Website | + posts

Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.

Gerente Operacional e Segunda Secretária : ALPV - Associação Livros para a Vida | Website | + posts

Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!