Hoje, dia 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Educação. Isso porque no ano 2000, nesta data, em Dakar, no Senegal, foi realizado o Fórum Mundial de Educação com a participação de representantes de 164 países.
Neste evento, foi assinado um documento no qual os países se comprometiam a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta.
O Brasil foi um dos países a se comprometer, mas sabemos que em nosso país a educação passou bem longe de muitos lares.
Segundo o último dado divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, 11,5 milhões de pessoas são analfabetas, sem contar os índices de analfabetismo funcional.
E para piorar, de acordo com o estudo elaborado pelo IMD World Competitiveness Center, divulgado em 2021, o país do futebol e do Carnaval está em ÚLTIMO LUGAR no ranking EDUCACIONAL, entre 64 nações analisadas.
Certamente, também por isto, o Brasil não seja conhecido como o país da educação…
E para encerrar, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com Itaú Cultural, 61% das escolas públicas brasileiras não possuem biblioteca ou sala de leitura.
Além disso, a mesma pesquisa mostra que apenas 52% dos brasileiros são leitores, ou seja, cerca de 93 milhões de pessoas NÃO TÊM o hábito de ler em nosso país.
Sabemos que sem a leitura não há educação, afinal:
É por essa razão que a Associação Livros Para a Vida trabalha para levar o amor pela leitura para a vida dos brasileiros.
Até o momento já distribuímos mais de 2490 obras literárias! Já beneficiamos alunos de escolas públicas de regiões carentes e crianças abrigadas na Casa de Acolhida de Vitória, E. Santo com livros novinhos e também recuperandos do presídio em Paracatu-MG com obras usadas em bom estado de conservação e população em geral, por meio do nosso Projeto Pegue, Leia e Repasse.
Como você pode ver, para as crianças das escolas e da Casa de Acolhida conseguimos entregar menor quantidade de livros, pois cada criança recebe seu livro novinho e embrulhado para presente com o objetivo de proporcionar a elas aquele apreço e carinho pelo livro.
Veja como a pedagoga Kizy descreve a seguir a reação dos seus alunos ao ganharem os livros:
“Os livros quando eles ganharam, no dia foi maravilhoso, foi lindo. E foi muito emocionante, porque eles ganharam e eram presentes grandes, porque as embalagens eram grandes. E muitas vezes essas crianças recebem um presentinho – Ah eu recebi um presente, mas uma bonequinha que era de fulano, que foi aproveitada e depois deu pra mim. – E esses livros eram novos, eram únicos e eram pra eles. Então é uma coisa assim: “Eu recebi aquilo, é novo, não é que alguém tá passando pra mim, alguma coisa que alguém já usou. Não, esse aqui é meu!”
Então foi muito legal, a gente viu os olhinhos deles brilhando, eles motivados com aqueles livros.”
Por isto precisamos da sua ajuda para comprar mais livros novos e disseminar o amor pela leitura na vida daqueles que serão a futura geração de nossa nação.
Então convido você, hoje, a se tornar um parceiro doador da ALPV.
Com apenas 1 real por dia, você passa a fazer parte dessa ação tão importante que “põe livros nas mãos de crianças brasileiras” e juntos teremos força para cooperar por um Brasil com mais educação.
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.