none

Esta lista de livros é Excelente!

Este artigo de autoria de Katia Rangel, publicado no site da Bienal do Livro JF, tem um conteúdo muito rico, por isso decidimos compartilhar com você que nos acompanha!

Nete texto é apresentado uma lista especial com 13 livros que certamente vão resgatar sua paixão pela literatura. São obras que, mesmo sendo menos conhecidas, possuem histórias envolventes e escritas cativantes. Prepare-se para embarcar em uma jornada pelo mundo da leitura!

1. “A Cidade e as Serras” de Eça de Queirós: Uma Obra-Prima da Literatura Portuguesa

Este livro do renomado autor português Eça de Queirós é uma verdadeira obra-prima da literatura. Através da história de Jacinto, um homem que vive na agitada Paris e decide voltar à sua cidade natal, Queirós faz uma reflexão profunda sobre a vida urbana e a simplicidade do campo.

2. “O Primo Basílio”: Outro Clássico de Eça de Queirós

Continuando com Eça de Queirós, temos “O Primo Basílio”, uma história de adultério e traição. O autor retrata com maestria os conflitos morais e os jogos de aparência da alta sociedade lisboeta do século XIX. Uma leitura envolvente que certamente vai te prender do início ao fim.

3. “Madame Bovary” de Gustave Flaubert: Um Ícone da Literatura Francesa

Considerado um ícone da literatura francesa, “Madame Bovary” é um romance escrito por Gustave Flaubert. A história gira em torno da personagem Emma Bovary, uma mulher insatisfeita com a monotonia de sua vida e que busca a felicidade nos prazeres mundanos. A obra é uma crítica à sociedade burguesa e aos sonhos ilusórios.

4. “Crime e Castigo” de Fyodor Dostoevsky: Uma Reflexão Profunda sobre a Moralidade Humana

Em “Crime e Castigo”, Dostoevsky nos apresenta a história de Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato por acreditar estar acima das leis morais. O livro nos leva a uma reflexão profunda sobre a moralidade humana, o peso da culpa e as consequências de nossas ações.

5. “Moby Dick” de Herman Melville: Uma Aventura Marítima Inesquecível

Embarque em uma aventura marítima inesquecível com “Moby Dick”, de Herman Melville. O livro conta a história do capitão Ahab e sua obsessão em caçar a lendária baleia branca. Além de ser uma emocionante aventura, a obra também aborda temas como a busca pelo sentido da vida e o confronto entre o homem e a natureza.

6. “1984” de George Orwell: Uma Distopia que Previu o Futuro?

George Orwell nos presenteia com uma distopia assustadoramente atual em “1984”. Através da história de Winston Smith, somos transportados para um mundo governado por um regime totalitário, onde a liberdade individual é suprimida. Uma leitura que nos faz refletir sobre a importância da democracia e os perigos do autoritarismo.

7. “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen: Um Retrato da Sociedade Inglesa do Século XIX

“Orgulho e Preconceito” é uma das obras mais famosas da escritora britânica Jane Austen. O livro retrata a sociedade inglesa do século XIX, com suas convenções sociais, casamentos arranjados e preconceitos. A história de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy é um verdadeiro clássico do romance.

8. “O Sol é Para Todos” de Harper Lee: Um Clássico da Literatura Americana

Em “O Sol é Para Todos”, Harper Lee nos apresenta uma história marcante sobre racismo e injustiça social nos Estados Unidos dos anos 1930. Através dos olhos da jovem Scout Finch, somos confrontados com a realidade da segregação racial e os desafios enfrentados por aqueles que lutam pela igualdade.

9. “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Brontë: Um Romance Gótico Imortal

Emily Brontë nos presenteia com um romance gótico imortal em “O Morro dos Ventos Uivantes”. Através da história de Catherine Earnshaw e Heathcliff, somos transportados para uma atmosfera sombria e cheia de paixões avassaladoras. Uma leitura intensa que certamente vai mexer com suas emoções.

10. “O Senhor das Moscas” de William Golding: Uma Alegoria Sombria da Sociedade Humana

“O Senhor das Moscas” é uma alegoria sombria da sociedade humana escrita por William Golding. A história acompanha um grupo de crianças que fica preso em uma ilha deserta após um acidente de avião. O livro aborda temas como a natureza humana, a violência e a busca pelo poder.

11. “O Estrangeiro” de Albert Camus: Um Estudo do Absurdo Existencialista

Albert Camus nos presenteia com “O Estrangeiro”, um estudo do absurdo existencialista. Através da história de Meursault, um homem indiferente às convenções sociais, somos levados a refletir sobre o sentido da vida, a liberdade individual e a inevitabilidade da morte.

12. “Cem Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez: Uma Obra-Prima do Realismo Mágico

“Cem Anos de Solidão” é uma obra-prima do realismo mágico escrita por Gabriel García Márquez. O livro conta a história da família Buendía ao longo de várias gerações, em um cenário mágico e cheio de simbolismos. Uma leitura envolvente e repleta de reflexões sobre o tempo, a solidão e o destino.

13. “Ulisses” de James Joyce: Uma Odisseia Moderna na Dublin do Início do Século XX

Por fim, temos “Ulisses”, uma obra única e desafiadora escrita por James Joyce. O livro narra um único dia na vida de Leopold Bloom e Stephen Dedalus, em uma jornada que nos leva a explorar os pensamentos e as experiências dos personagens. Uma verdadeira odisseia moderna na Dublin do início do século XX.

Agora que você conhece esses 13 livros incríveis, está na hora de resgatar sua paixão pela literatura. Escolha uma dessas obras, mergulhe em suas páginas e deixe-se encantar pela magia das palavras. A leitura é uma viagem sem limites, capaz de nos transportar para os mais diversos universos e nos fazer refletir sobre a vida e a condição humana. Aproveite!

Fonte: https://www.bienaldolivrojf.com.br/

Website | + posts

Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!