none

Para você que está lendo pela primeira vez um conteúdo da Associação Livros Para a Vida- ALPV, nós temos como missão: DESPERTAR E REDESPERTAR O AMOR PELA LEITURA.

Como? Temos diversos projetos de fomento a leitura voltados para a população em geral. Porém, o nosso foco principal sempre foram as crianças, por essa razão, em um dos nossos principais projetos, atuamos nas escolas públicas brasileiras presenteando os alunos com livros novos de literatura.

Mas, nós não nos limitamos em apenas entregar livros a todos os alunos da escola: após presenteá-los, passado um período, a nossa equipe retorna para uma VISITA TÉCNICA à escola para buscar informações juntos aos alunos, educadores, funcionários. Utilizamos alguns instrumentos tais como: Roda de Conversa, Questionários e Depoimentos espontâneos.

Foto: Roda de Conversa com a nossa Coordenadora Cláudia, realizando a Roda de Conversa

A RODA DE CONVERSA COM ALUNOS tem como objetivo principal coletar histórias das crianças em relação aos livros presenteados. É importante entender a percepção dos alunos, buscando explorar:

  1. Os sentimentos em relação aos presentes recebidos;
  2. Se os livros despertaram o prazer pela leitura;
  3. Se houve algum tipo de interação/troca dos livros/atividades (entre alunos, família e comunidade);
  4. Como a leitura impacta nos sonhos dos alunos.

É fundamental nesta dinâmica de Roda de Conversa, criarmos um ambiente acolhedor e respeitoso, garantindo que todos os alunos se sintam à vontade para responder as perguntas do roteiro.


E todos os alunos querem falar. É lindo de ver!

RESULTADOS  DA RODA DE CONVERSA COM ALUNOS

A Roda de Conversa com os Alunos, se desenvolve de forma amostral voluntária,  com cobertura nos turnos matutino e vespertino e em todos os anos de escolaridade.

São momentos em que a nossa equipe se dedica a apreender sobre os resultados  que os livros presenteados, representam na vida dos alunos, nos quais os participantes se reúnem em formando um círculo e todos têm a oportunidade de expressarem, dentro de uma determinada ordem, previamente informada pela nossa mediadora, que organiza e conduz o diálogo.

                   Foto: Roda de Conversa

Alguns alunos levam os livros presenteados e compartilharam suas experiências de leitura e troca de livros com os colegas. À medida que se desenvolve os diálogos no grupo, as questões são lançadas e os alunos interagem de forma espontânea.

É sempre muito alegre ver a manifestação dos alunos sobre o que sentiram quando receberam os livros presenteados, sempre demonstraram de forma bem clara que os livros influenciaram em suas vidas, com muita gratidão, felicidade e com gestos de amor pelo presente recebido

Separamos alguns resultados das rodas de conversa das escolas EMEF Ronaldo Soares em Vitória – E. Santo e da EMEF Professora Benedita Monteiro em Ecoporanga-E. santo:

Num primeiro momento da Roda de Conversa, foi unanimidade dos alunos presentes a confirmação de que  receberam um de  kit de literatura com 02 livros  e que gostaram muito  e, manifestaram o que sentiram quando receberam os livros presenteados:

“Senti prazer, curiosidade, felicidade e alegria ao mesmo tempo” (Raysa)  “Eu gostei muito do livro, porque isso  ajudou a adequar a minha leitura, porque eu estava péssima na leitura”.  (Esther) “Eu gostei porque é legal ter livros novos e ajuda a gente a aprender a ler cada vez mais”. (Artur)  “Senti muita felicidade” (respondido por grande maioria)., Sofia nunca tinha ganhado livro e disse: “Eu senti muito carinho, porque as pessoas se importam com a gente”. “Eu gostei muito dos livros e isso dá um sentimento de felicidade para cada um de nós.” Myllena.
Fonte: Roda de Conversa com os Alunos
Foto: Roda de Conversa- Grupo de alunos na sala para iniciar a Roda de Conversa

Nas duas escolas, fato de serem livros com títulos diferentes, possibilitou que os alunos trocassem os livros com os coleguinhas, inclusive alguns disseram que ficou “muito mais divertido e legal”.

“Eu troquei com Gabriel o meu da minhoquinha, pelo dele, do Bidu da Turma da Mônica.” (Raíssa)

Tivemos registros de alunos que ao lerem os livros se imaginaram dentro da história do livro:

“Eu me imaginei dançando a valsa”.
“Eu imaginei que eu estava num barco com meu pai e um cachorro”. Rebeca

É isso é o que torna a experiência do leitor mais gostosa e inesquecível, se sentir parte da história. O nosso prazer em ver isso acontecendo na vida das crianças é imensurável.

  Foto: Roda de Conversa – Grupo de alunos participando da Roda de Conversa

              

Foto: Roda de Conversa – Grupo de alunos entrando no espaço reservado com seus livrinhos para Roda de Conversa

Já a pergunta “Vocês contaram a história para os colegas?” Foi respondida, em sua maioria, de forma positiva.

Imagina você que em uma das Rodas de Conversa, um dos alunos, o Daniel, começou a contar a história de um dos livros que ele ganhou, A Baleia Jubarte, o qual sua professora utilizou para apresentar um teatro da história e fazer uma atividade em sala de aula. Na ocasião, os alunos presentes na Roda foram passando o livrinho um para o outro para que cada um lesse um pedaço.

Em outra ocasião, recebemos este relato:

“ Eu contei o meu pra Dani o meu, e ela contou o dela para mim.” Rebeca

A família também costuma se envolver, o que é extremamente importante.

Por isso perguntamos sempre sobre Envolvimento da família, com relação a leitura dos livros presenteados. Na maioria dos casos, dos entrevistados, os pais se envolveram gostaram muito.

A minha tia disse que esse livro é muito legal, o meu avô gostou muito que quase queria pegar o livro de mim.”  Ana Júlia. Diz que sempre fazem leitura em família.

Alguns registros espontâneos de alunos que ocorreram, durante a Roda de Conversa sobre a história do Livro A Minhoquinha da coleção Ziraldo.

Eu achei melhor o livro da minhoquinha da maçã. Porque eu achei mais confortável de ler, mais engraçado”(Raysa)  “Ela experimenta muitas coisas diferentes, ela é divertida. Cada historinha da minhoquinha ela ensina a criança a usar a imaginação, ela ensina a criança a entrar no mundo da imaginação. Ela viaja mundos.” (Júlia)

É sempre muito gratificante voltar nas escolas que presenteamos, sempre nos surpreendemos com os resultados. Nos demonstra com muita clareza como os  livros impactam na vida dessas crianças que são presenteadas.

Ressaltamos que por meio dessa experiência, obtivemos um alcance e reflexão muito significante gerado pelo contexto do nosso roteiro, uma vez que foi possível vivenciar na prática e de forma espontânea do que é capaz de observar o impacto causado pelos  “Livros de Literatura” doados aos alunos  e o que representou  na vida dessas crianças, no que concerne o despertar o amor pela leitura.

Nos ajude a continuar levando o amor pela leitura para as crianças.

Website | + posts

Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.

Gerente Operacional e Segunda Secretária : ALPV - Associação Livros para a Vida | Website | + posts

Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!