Em um dia de ação do Projeto Pegue, Leia e Repasse, Soraia, uma moça com aparentemente 35 anos de idade, passa por nossa banca, folheia alguns livros e comenta:
– Sabe, um livro salvou minha vida…
Ela continua: “…meu marido foi embora de casa, me deixou sozinha com 3 filhos e eu estava desempregada. Foi um momento em que me vi sem chão, bateu um desespero pela dor da separação, sem emprego, filhos para cuidar, casa para abastecer com alimentos e sem forças para encarar as responsabilidades. O tempo foi passando e quando percebi estava mergulhada em uma tremenda depressão, sem nenhuma condição física e psíquica para comandar minha vida e a de minha família. Foi quando uma amiga me estendeu a mão e, com muito carinho e atenção, tentou ajudar-me com uma consulta médica, medicamentos e presenteou-me com o livro ‘O SEGREDO’, DE RHONDA BYRNE”.
Soraia diz: “ESTE LIVRO SALVOU MINHA VIDA! Por conta dele que comecei a entender que eu tinha condições de buscar forças para controlar a minha vida, minha mente e minha saúde psíquica, procurando alcançar os meus desejos e conseguir me livrar de forma mais confortável de preocupações, pensamentos negativos, ansiedade, do sofrimento e das minhas dúvidas. Superei parte das dificuldades, estou forte e hoje sou uma leitora apaixonada!”
É uma história verdadeira! Alteramos apenas o nome da leitora.
A Associação Livros Para a Vida- ALPV, tem a certeza de que a leitura tira o foco das tensões e dos problemas do dia a dia, tem o poder de humanizar e aflorar os sentimentos, desenvolver empatia e motivar os leitores a correrem atrás dos seus sonhos e objetivos, ao abrir as portas de um mundo paralelo, às vezes distante de sua realidade.
A ALPV já presentou mais de 3 mil livros de literatura!
Foram doados diretamente a alunos de escolas públicas brasileiras, recuperandos (presidio), crianças e adolescentes em Casa de Acolhida e população transeunte (crianças, adultos e idosos).
Ler pouco traz consequências difíceis
O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), avalia estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países. Ao serem analisadas as notas, 50% dos brasileiros têm resultados nível 1 em leitura. Em uma escala de 1 a 6, 1 é o pior índice de desempenho e 6 é o melhor”. (2021)
Diante dessa realidade tão desastrosa, a ALPV vem cumprindo sua missão a cada dia, despertando e REdespertando o amor pela leitura.
Convidamos VOCÊ para CONTRIBUIR com nossos projetos porque acreditamos que juntos somos mais fortes e podemos reverter esta realidade tão catastrófica!
Sua doação em dinheiro levará a paixão pela leitura a mais pessoas no país e você sabe o quanto a leitura literária é fundamental para a construção de uma sociedade melhor e mais justa para todos.
DOE! 1 real por dia (30 reais mensais), e convide seus amigos a fazerem o mesmo.
De livro em livro, de pessoa em pessoa, nós transformaremos o país.
Só VEM!
Serviço
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.