A Associação Livros para Vida -ALPV, realizou a entrega de Livros de Literatura e de Revistas em Quadrinhos em uma Instituição diferente do ambiente escolar.
Mantivemos contato com a Coordenação de uma Casa de Acolhida em Vitória, estado do Espírito Santo, com crianças e adolescentes entre 0 a 18 anos incompletos, que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Todas as regras e exigências da instituição foram colocadas com clareza e acatadas pela Equipe da ALPV, inclusive por essa razão, os presenteados estão apenas de costas nas imagens fotografadas, para sua proteção.
Em 22 de outubro de 2021, lá chegamos para realizar a entrega de livros e revistas em quadrinhos e fomos recepcionados com um acolhimento muito especial.
Notamos um espaço muito aconchegante, limpo, arrumado e bem distribuído, lindamente decorado, contando também com refeitório, uma pequena biblioteca, sala de TV, quartos bem organizados, espaço arborizado e uma equipe de profissionais super preparados e engajados com a causa, emanando muito amor e afeto pelo público habitante da casa.
Foi uma experiência fantástica e tocante presentear as crianças com livros de literatura – exclusivamente deles – e a Casa de Acolhida com uma coleção de revistas de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.
A equipe da Casa ficou muito feliz com a presença da ALPV e veja o que o Marcelo, Coordenador da Casa de Acolhida, disse ao final da entrega:
“Posso dizer, neste momento, o quanto as crianças ficaram felizes em receber os livros! Eles estão todos lá fora agora, viajando na literatura e acho que essa é a intenção. Muito obrigado, que papai do céu abençoe todos vocês por essa iniciativa.”
Marcelo da Silva, Coordenador da Casa
Tivemos oportunidade de conversar com as crianças e nos deparamos com vários talentos, crianças com dons artísticos para artesanato, pintura e outros. Apresentaram para nossa equipe os trabalhos por eles confeccionados e fizemos uma visita por todo ambiente, que se encontra decorado com as artes resultantes destes trabalhos.


Estamos certos de que as obras doadas irão corroborar com o trabalho da equipe da instituição beneficiada, ajudando estes meninos e meninas a se tornarem engajados no aprender, no uso de sua criatividade e no questionar. Afinal, a formação do ser humano ganha muito quando construída em base sólida e, para nós, nada é mais consolidador do que a paixão pela leitura.
Encerramos este artigo que retrata um pouco do que foi uma alegre experiência, com esta frase:
“Não existe uma forma mais precisa de revelar a alma de uma sociedade do que o modo como esta trata suas crianças.”
Nelson Mandela
Presenciamos exatamente isso, o cuidado, o amor, o afeto, o acolhimento e o respeito, com que os responsáveis pela Casa de Acolhida tratam os meninos e meninas, assegurando-lhes as oportunidades de acesso à educação (todos frequentam a escola e as crianças menores a Educação Infantil), e à saúde, bem como o acompanhamento sociofamiliar.
Também vale ressaltar o incentivo e promoção de atividades psicopedagógicas ofertadas pelos profissionais e outros, com intuito de agregar transformação e mudanças que preparam estas crianças e adolescentes para serem condutores de suas vidas, abrindo-lhes uma janela para que tenham um futuro melhor e significativo.
PARABÉNS À EQUIPE DA CASA DE ACOLHIDA !!!!
Buscamos uma sociedade de grandes leitores. Muito obrigado por nos Ajudar a Semear o Amor pela Leitura!
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.









