Neste artigo finalizamos a série de temas abordados nas Rodas de Conversas com Alunos na EMEF Professora Benedita Monteiro, falando SOBRE OS SONHOS das crianças.
Se você não leu os artigos anteriores, não perca a oportunidade de conhecê-los para ficar por dentro de tudo. Acompanhe a linda trajetória que foi presentear 368 alunos, totalizando 736 obras presenteadas e buscar os resultados por meio de Visita Técnica feita por nossa equipe.
| TABELA 1: CONTEÚDOS DOS ARTIGOS ANTERIORES |
| 1° artigo: “Uma Vida Nova Para o Passarinho Rafa, eu li cinco vezes para minha vó, que ela gostou muito. Ela me pede para eu ler o livro para ela dormir” Aborda sobre os alunos manifestando sobre os sentimentos ao ganhar livros de presente. |
| 2° artigo: “Eu nunca tinha ganhado livro, eu senti muito carinho, porque as pessoas se importam com a gente” Aborda sobre os alunos falando sobre os Livros que mais gostaram de ler, já que todos os alunos ganharam 02 obras literárias de presente. |
| 3° artigo: “Hoje eu levei uma MALETINHA DE VIAGEM para casa aí eu peguei esse livrinho aqui, ‘Rouba Livros’. Eu gostei muito desse livrinho.” Fernanda Aborda sobre a troca de livros entre os alunos da escola (pois permite uma riqueza de troca de obras com títulos diferentes entre os alunos). |
Os sonhos das crianças da EMEF Professora Benedita Monteiro.
Quando perguntamos aos alunos sobre seus sonhos, pergunta que a maioria de nós tivemos que responder um dia e que continua aguçando a imaginação das crianças, as respostas foram muito interessantes. Veja na Tabela 2 e no vídeo a seguir:
| TABELA 2: RODA DE CONVERSA COM ALUNOS |
|---|
| Fale Sobre Seus Sonhos |
| Meu sonho é continuar lendo livros quando eu crescer, que eu amo ler livros e pintar também. Dayani (1° ano) O meu sonho é ter uma biblioteca, eu vou juntando os meus livros que eu tenho lá em casa e eu e minha irmã brincamos de escolinha e eu finjo que tenho a minha biblioteca. (Alexia° ano) “Eu tenho um sonho de fazer uma boa faculdade, me formar e ter um emprego bom e eu não vou querer casar e ter filho, porque eu sou uma pessoa livre, eu vou querer viajar pelo mundo, vou querer conhecer mais as coisas porque eu sou muito curiosa.” ( Sofia-3° ano) “Quero ser um grande cientista quando crescer(…) Eu gosto, eu acho importante”.( João Hugo – 4° ano) “Eu quero fazer uma faculdade bem boa e arranjar um emprego bem bom pra ajudar a minha família.” (Maria Vitória- 3°ano) “Eu tenho dois sonhos, e aí a gente fica nessa dúvida, porque eu quero crescer e ser Juiza e quero ser escritora de livros.” (Myllena- 4° ano) |
Alguns sonhos são concebidos desde a infância e se tornam realidade na vida adulta, enquanto outros mudam totalmente. É inspirador ver que, apesar de tão novos, existe uma diversidade de sonhos dentre as crianças! Veja só:
“Viajar pelo mundo, montar uma biblioteca em casa, ser um grande Cientista, ser Juíza, ser Escritora, fazer Faculdade…” E por aí vai a imaginação desses alunos com suas mentes repletas de sonhos, que de maneira nenhuma, devem ser interrompidos.
E nós sabemos que um dos meios mais importante para transformar sonhos em realidade é a educação.
Por isso, a escola e a família têm papel fundamental no suporte à estas crianças, guiando, orientando e ajudando no decorrer de suas vidas para que possam tornar possível a realização de seus projetos de vida, já que estes sonhos brotam, em sua maioria, no início do Ensino Fundamental, quando começam a ser instigados até que, no final do Ensino Médio, elas saibam que caminho seguir, ou quais as suas opções.

“Eu acho que a doação de livros foi muito boa, fez uma grande diferença, as crianças se envolveram demais na história. A partir daquelas histórias eles viajam por muitas coisas, (…) eles se comovem e têm sonhos, buscam aprender, a se esforçar na leitura. Então acho que isso faz muita diferença para nós.”
Eliara (Funcionária da Escola)
Toda equipe de educadores (Direção, pedagogos, professores), apesar das carências de recursos e de não possuírem ainda na época, uma biblioteca estruturada, não mediram esforços no ambiente escolar, para aproveitar a oportunidade de fazer circular as 736 obras presenteadas aos alunos, de maneira que criaram estratégias de incentivo à leitura, trabalhos e atividades pedagógicas usando diversos livros.
“Isso já veio a me incentivar, porque uma vez que tem esse trabalho, que as crianças têm dois livros e que a gente viu o interesse delas pelos livros, então eu vou tentar fazer o que está ao meu alcance, enquanto pedagoga, para não deixar morrer, não parar nesses dois livros.”
Pedagoga Josiane
Afirmamos que a EMEF Professora Benedita Monteiro, com os livros presenteados fez e está fazendo a diferença. Como já foi dito, realizaram leitura, trabalhos, atividades, oportunizaram trocas de livros entre os alunos e houve uma grande movimentação em prol da leitura na escola, que deixou latente o bom desenvolvimento dos alunos, agora apaixonados pela leitura!
Concluímos esta série de artigos demonstrando a riqueza de resultados que obtivemos nas 05(CINCO) SESSÕES de RODA DE CONVERSA, com a participação de 55 ALUNOS, do Ensino Fundamental, com ano de escolaridade do 1º ao 5º ano.
Uma preciosidade que nos faz continuar perseguindo a nossa missão, porque claramente enxergamos que obtivemos respostas muito positivas, além de nossas expectativas, com relação ao Despertar do Amor pela Leitura.
A semente da leitura foi plantada na Escola e germinou com muitos frutos positivos.
Em nosso Próximo artigo, vamos desembarcar em BARRA LONGA – MINAS GERAIS. Imperdível!!!
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.



