Mais um lindo mural feito por Eduardo Kobra foi inaugurado, desta vez em uma escola na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, há apenas três semanas. O painel enorme tem, aproximadamente 22 metros de altura por 11 de largura, ou seja, 242 m² e foi criado como forma de incentivo à leitura, contendo em seu desenho seis prateleiras com 150 livros retratados e um menino subindo uma escada para pegar um dos livros.
“O menino que sobe as escadas para alcançar um livro simboliza o esforço pelo conhecimento – os degraus vencidos a caminho dos sonhos, dos objetivos de vida.
A leitura nos leva a lugares mais altos.”
Eduardo Kobra
Pela primeira vez o artista pediu ajuda aos internautas, para contribuírem em uma obra sua. Por meio de um vídeo postado em suas redes sociais, Kobra perguntou quais livros não poderiam faltar em seu mais novo painel. Eduardo recebeu mais de 4 mil sugestões de obras literárias e delas escolheu destacar as 150 obras registradas em sua arte.


O artista urbano frisou a importância do incentivo à leitura e ainda citou em seu vídeo, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro (IPL) em parceria com o Itaú Cultural, que constatou uma grande perda de mais de QUATRO MILHÕES E SEISCENTOS MIL LEITORES brasileiros.
A pesquisa destacada por Kobra é dedicada a avaliar o comportamento do leitor brasileiro e é feita pelo IPL a cada quatro anos, desde 2007. Os dados alarmantes apontados pelo artista, se baseia no estudo realizado entre os anos de 2015 e 2019, antes do Brasil entrar na lista de países infectados pela pandemia de Covid 19, não refletindo, portanto, os impactos da emergência sanitária na leitura e na educação do país.
“A pintura no meu trabalho se tornou secundária, o principal para mim, o principal objetivo é qual a mensagem que está sendo colocada ali, sabe? Porque muitas vezes, através desses painéis, a gente pode estar incentivando as novas gerações, as pessoas, a questão da educação, a questão da leitura. Assim como mostra esse painel.”
Diz Eduardo Kobra em entrevista ao G1 Globo.

Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.


