Os 368 alunos da Escola EMEF PROF BENEDITA MONTEIRO (Ecoporanga-E. Santo) receberam um kit contendo 2 livros novos de literatura que são deles, para levarem para casa, ler e se divertir!
Você pode conhecer um pouco mais desta linda história também em nosso artigo publicado no dia 06/04/21. Clique aqui para ler.
Além de questionários – cujos resultados você pode conhecer no artigo supramencionado -, também foi utilizada como instrumento em nossa Vista Técnica, a Roda de Conversa com os alunos de todas as séries do Ensino Fundamental, realizada em 2 sessões por turno (Matutino e Vespertino), durante 2 dias, com registro áudio visual e coleta de depoimentos.
A escola explicou aos alunos como se daria a dinâmica e eles se voluntariaram aos montes para participar da Roda de Conversa.
Nesta dinâmica misturam-se as turmas, de acordo com a idade e há um número máximo de alunos por sessão. (Inicialmente prevíamos apenas 2 sessões, mas com a adesão em massa por parte dos alunos, abrimos mais duas para tentar acomodar todas as histórias e sorrisos).
Reunimos em quatro artigos as informações de Roda de Conversa e este é apenas o primeiro deles, então, inscreva-se em nossa Newsletter, para receber as notificações dos próximos artigos que continuarão a contar a história dos alunos da EMF Professora Benedita Monteiro.

REGISTROS E ANÁLISE SOBRE A RODA DE CONVERSA DE ALUNOS
Participaram da Roda de Conversa, 55 alunos, do ensino Fundamental, com ano de escolaridade do 1º ao 5ºano. A seguir, descrevemos os registros, sentimentos, sonhos e depoimentos ao ganhar livros de presente.
Tabela 01 – Quantitativo de Alunos -Roda de Conversa
RODA DE CONVERSA –ALUNOS | ||
Turmas | Número de Alunos | Turno |
1º ano | 8 alunos | Tarde |
1º e 2º | 12 alunos | Manhã |
2º e 3º | 9 alunos | Tarde |
3º e 4º | 15 alunos | Manhã |
4º e 5º | 11 alunos | Tarde |
5 SESSÕES | 55 ALUNOS |
Para a realização da atividade de coleta de dados vida Roda de Conversa, a escola nos cedeu um espaço adequado e confortável, onde foi feito um círculo com cada turma, de tal forma que todos podiam se ver e, assim, iniciamos os trabalhos deixando os alunos à vontade para se expressar livremente, a cada pergunta que lançávamos, ouvindo cada uma das colocações, que foram respeitadas por todos os participantes e condutores das sessões.

Em nossos artigos sempre nos utilizamos da expressão EMOÇÃO, porque é verdadeiramente o que sentimos quando estamos em Visita Técnica nas escolas beneficiadas e em contato com as crianças presenteadas com livros.
Tabela 02- Roda de Conversa com os Alunos
Quais livrinhos vocês mais gostaram de ler? Sessões com Alunos do 1° ao 5° ano |
“Eu gostei da Horta da Lili, do livro, porque ele me ensinou um novo vegetal, alho poró.” Núbia – 1° ano “Eu gostei do livro “Choque Maluco”, porque nesse livro a gente aprende que a gente tem que tomar cuidado com choque. 2°ano “Uma Vida Nova Para o Passarinho Rafa” eu li cinco vezes para minha vó, que ela gostou muito. Ela me pede para eu ler o livro para ela dormir.” Maria Eduarda. 2°ano |
Eu gostei mais do da Tarsila do Amaral, porque ele é cheio de formas geométricas e inspirações do Du Dali”. Arthur – 3° ano “Eu gostei mais Dos “Filhos de Ceição”, porque a Ceição tem 6 filhos e são adotivo s”. 3° ano “Eu gostei do Joelho Juvenal, porque ele se preocupa com o menino, ele fica triste.”3° ano “Eu gostei mais da Minhoquinha porque ela conta piada.” José Carlos.3°ano |
“Eu gostei mais do da Branca de Neve, por causa que não foi a história dela tipo nos filmes, era uma história diferente e bem mais legal.” Luiza- 4° ano Contou a história do livro dela, “ Ali baba e os 40 ladrões”- Mylena- 5° ano Contou a história que ele mais gostou, “A Cobronça” – 5º ano |
Quando perguntamos aos alunos com escolaridade de 1° ao 5° ano, “Quais dos livros você mais gostou de ler”, ficou nítido o quanto se envolveram com a leitura dos livros, citando nome da obra, o autor e ainda contando, sempre animados, o que eles mais gostaram em cada livro! Alguns alunos até citaram o que aprenderam com seu livro predileto.
Veja no vídeo a seguir:
É importante observar que não só as crianças gostaram dos livros, mas também integrantes da família, como é o caso da vovó da Maria Eduarda, que amou o livro “Uma Vida Nova para o Passarinho Rafa”, como ela conta no vídeo.
Isto demonstra que o Programa acaba envolvendo, além do público alvo (as crianças), também os adultos e demais membros da família.
Quando os alunos falavam sobre os livros que mais gostaram, pediam para contar as histórias e várias vezes tornaram-se protagonistas nas Rodas de Conversa, pois foi dada autonomia para que ficassem bem à vontade.
Esta vontade de contar as histórias dos livros que leram nos dá a certeza de como os alunos ficaram fascinados e envolvidos com as obras presenteadas e demonstraram que moraram dentro dos livros, algo que vem ao encontro de nossa missão: Despertar e redespertar o amor pela leitura
E foi na Roda de Conversa que tivemos exatamente esta clareza: estes alunos só precisam ser oportunizados e terem acesso aos livros, para que se tornem bons leitores.
Aguardem a continuidade da nossa Roda de Conversa com Alunos no próximo artigo!
Para receber as notificações, se inscreva abaixo.
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.
Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.