none

Hoje, dia 19/04, celebramos um dia muito especial no Brasil, o Dia do Índio!

O dia 19 de Abril foi instituído como Dia do Índio, devido ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano ter acontecido neste dia, em 1940. O objetivo era discutir as pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

No que diz respeito a estudos antropológicos, no século XX surgiu um grande interesse pela etnia, com o intuito de conhecer mais os costumes e a cultura e também preservá-los, além de reconhecer a importância que esses povos têm na história da humanidade.

A importância de se instituir este dia é para não só homenagear a cultura indígena, mas para lembrar da importância desses povos em nossa história, cultura e em nosso dia a dia, além de nos fazer refletir o quão terrível foi a relação de dominação e humilhação a que foram submetidos no período colonial.

Em nosso dia a dia temos muito da cultura e dos hábitos indígenas como herança, desde objetos como redes, jangadas, canoas de pesca, artesanatos, utensílios de barro, vassouras, vasilhas, instrumentos musicais até mesmo hábitos, como o de tomar banho todos os dias.

Há influência indígena também em nossa agricultura, como alguns métodos de plantio e colheita que se utilizam da posição dos astros para saber o melhor momento de plantio e colheita.

Ainda precisamos lembrar que no vocabulário brasileiro existem muitas palavras de origem indígena, principalmente do tupi-guarani, em nomes de plantas, animais, lugares e nomes próprios, como mandioca, tatu, pipoca, tamanduá, sabiá, Pernambuco, Paraná, Cauã, Tainá e muitas outras heranças em nossa linguagem.

E, claro, sem esquecer do conhecimento de cura das ervas e plantas medicinais que herdamos.

E em homenagem aos povos indígenas, hoje temos uma dica pedagógica maravilhosa da nossa querida parceira Katianne Cruz, que nos trouxe o traçado indígena em arte de papel, para ensinarmos aos nossos pequenos de forma divertida a importância deste dia.

O trançado indígena é uma arte produzida com as mais variadas matérias-primas, como folhas, palmas, cipós, talas e fibras que ao serem trançadas, tornam-se belos artesanatos.

MATERIAIS:

  • Papel sulfite A4 branco e coloridos;
  • Giz de cera;
  • Canetinhas;
  • Palitos de churrasco;
  • Barbante;
  • Cola.

COMO FAZER:

  • Corte a folha de sulfite ao meio, faça um desenho com o giz de cera e pinte-o por completo. Em seguida dobre de 3 a 4 cm da ponta do papel, depois faça recortes ondulados, Zig-zag e etc., em toda a extensão do papel, até chegar perto da dobradura.
  • Corte tiras de papéis coloridos com 2 cm de largura e do mesmo comprimento da folha utilizada para desenhar.
  • Logo após, recorte as tiras de papéis e passe-as por entre os espaços do papel, fazendo um trançado.
  • Ao terminar de fazer o trançado, desenhe  fitas de papéis de 2 cm e cole-as nas pontas, vá fixando os papéis com a cola para que não escapem. Já na parte de traz você pode colar uma fita de papel na parte inferior para que o trançado não desmanche.
  • Depois coloque o palito, amarre as pontas com o barbante e estará pronto seu estandarte de papel com trançados indígenas.

Gostaram?

Compartilhe essa ideia super legal para que todos lembrem da importância dos povos indígenas em nossas vidas até os dias de hoje.

Boa diversão para você e seu pequeno!

@espacobrincaraprender

Jhuly Reis
Website |  + posts

Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.

Rosa Maria Crivilin
Gerente Operacional e Segunda Secretária :  | Website |  + posts

Formada em Administração de empresas pela UFES. Com larga experiência em consultoria organizacional e monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente atuando em projetos sociais como também na ALPV.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!