none

O livro é tão antigo quanto a escrita, há 6 mil anos surgiram os primeiros protótipos de livros. Sua origem não é tão fácil de ser estudada assim, mas alguns estudos dizem que por volta de 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque, o povo sumério começou a escrever em tabletes de argila, como necessidade de gravar leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas, poesia e passar a cultura para as futuras gerações.

“A característica fundamental de um livro é ser portátil. Por isso não valem como livros as inscrições em rochas”, explica Aníbal Bragança, professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense e pesquisador em Produção Editorial. (fonte: Nova Escola)

O livro, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro! A partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas ao redor de todo o mundo.

Mas por que abril é considerado o mês do livro?

Porque em abril também são celebradas três datas importantíssimas para a literatura:

– Em 02 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao grande autor de contos infantis Hans christian Andersen. Inclusive, criamos um post aqui no blog especialmente sobre essa data, clique aqui para ler.

– Já em 18 de Abril, comemora-se no Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a Monteiro Lobato, nasceu nesse dia, no ano de 1882 e é considerado o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças. Suas obras são clássicos eternizados e até hoje marcam vidas, como a obra “O Sítio do Picapau Amarelo”.

Na semana do livro infantil deste ano de 2023, falamos sobre autores infantis brasileiros que marcaram a história, inclusive no dia, fizemos um post contando um pouco sobre Monteiro Lobato, fizemos também uma homenagem a alguns escritores infantis capixabas. Você pode dar uma olhadinha em nosso Instagram e ver os últimos posts logo abaixo:

– Para finalizar, ontem, em 23 de abril, foi celebrados o Dia Mundial do Livro e o Dia do Direito de Autor. Essa data especial foi criada pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995, para homenagear Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, três grandes autores, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.

O objetivo da criação desta data é incentivar o fomento à leitura e homenagear autores, leitores, tradutores, editores e todos os demais envolvidos na produção de livros.

E como anda sua vida de leitor, está lendo algum livro atualmente?

Se sim, qual é o livro? Comente aqui no blog!

Se não, que tal escolher um ainda hoje para ler? Afinal, Monteiro Lobato estava certo quando disse que a leitura exercita o pensamento e propicia autonomia do conhecimento.

Então, está esperando o quê? Bora ler!

Jhuly Reis
Website |  + posts

Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.

WhatsApp
Enviar Mensagem WhatsApp
Capa do Guia

Filhos em casa? Temos um guia para que você não enlouqueça!

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do “homeschooling“.

Baixar o Guia Gratuito!

Confira os Guia em seu email! Obrigado!