Literacia Familiar é o conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, que a criança vivencia com seus pais ou cuidadores.
A Literacia Familiar nos convida participar da educação dos filhos, a interagir, conversar e ler em voz alta com eles, estimulando o desenvolvimento das crianças, por meio de estratégias simples e de habilidades fundamentais como ouvir, falar e escrever.
Desta forma, mediante a realidade educacional brasileira, precisamos analisar o que há de errado e o porquê dessa prática fundamental não estar sendo aplicada em grande parte dos lares brasileiros.
Já dizia Monteiro Lobato, um dos maiores escritores de Literatura Infantil da história brasileira, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.”
Tal frase demonstra a importância da leitura na vida de todo ser humano e, o fato de ter sido dita pelo homem que inspirou a criação do “Dia Nacional do Livro Infantil”, nos faz refletir mais profundamente sobre a importância da Literacia Familiar e a necessidade de erradicar as dificuldades de sua promoção na realidade brasileira.

Diante disto, é preciso analisar dois fatores:
– A falta de incentivo à leitura do aluno brasileiro, principalmente em escolas públicas, e;
– A desinformação dos pais a respeito da necessidade de incentivar, no lar, a prática da leitura.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais que incentivam o hábito de ler em crianças e jovens do Brasil e o baixo investimento em educação.
Segundo o estudo elaborado pelo IMD World Competitiveness Center, enquanto o mundo investe em média R$ 34,5 mil por estudante anualmente, o Brasil aplica apenas R$10,6 mil aproximadamente.
Parte desse baixo investimento se observa na baixa qualidade, ou na total ausência de bibliotecas em boa parte das instituições de ensino público. Portanto, se no início da vida escolar não for inserido o livro, como um objeto capaz de proporcionar crescimento e prazer na criança que o lê, na fase adulta, o cidadão dificilmente terá como prioridade ler e incentivar o costume da leitura em família.
Por conseguinte, em segunda análise, se observa um grave cenário de desinformação dos pais ou responsáveis pelos estudantes, no quesito leitura e educação que, em grande parte, deixam totalmente a cabo do ensino regular tal incentivo, que na verdade precisa começar dentro de casa.
As consequências da terceirização deste cuidado – que precisa iniciar no lar, e muitas vezes não é por falta de informação -, são desastrosas.
Logo, é imprescindível combater estes obstáculos. E foi mediante a essa realidade assustadora que a ALPV foi criada – para combater, na base da pirâmide etária, o problema educacional do Brasil.
Se a falta de incentivo à leitura na infância for combatida, a chance para obter-se cidadãos leitores mais preparados para aplicar a Literacia Familiar em seus lares, é maior. Afinal, um cidadão que lê tende a gerar outro cidadão que lê.
Por isto, quando entregamos livros novinhos de presente a alunos de escolas públicas, buscamos incentivar a criação de projetos de leitura com os livros, dentro da escola presenteada e dentro do lar das crianças, visando mostrar aos pais a importância da leitura na vida de seus pequenos e do seu fomento no lar.
Venha ajudar a melhorar o Brasil por meio da educação, sem depender de providências governamentais. Juntos podemos torná-lo um país de leitores!
Fonte: CNN Brasil e Geração do Amanhã.
Jhuly Lourenço de P. dos Reis, 24 anos, formada em Gestão de Recursos Humanos, faz parte da equipe de Projetos Sociais e é Social Media da ALPV.